-
Arquitetos: Murdough Design Architects
- Ano: 2020
-
Fotografias:Chuck Choi Architectural Photography
-
Fabricantes: Lepage Millwork, reSAWN TIMBER co.
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este complexo residencial trata-se de um refúgio para as quatro estações do ano localizado à beira do lago destinado à uma família de cinco pessoas e é composto por uma casa de 250 m2 e uma cabana de hóspedes de 35 m2, ligadas por uma passarela elevada. A casa está localizada onde era a cabana anterior, permitindo que o novo projeto utilize a antiga projeção (exigida pelos regulamentos locais) e limite a derrubada de árvores do terreno. Os clientes solicitaram que a casa fosse íntima e privada para a família aproveitar o tempo reunida, mas também aberta ao local para se envolver ativamente e desfrutar do ambiente natural.
O projeto minimiza o impacto na paisagem e celebra o caráter do sítio natural, preservando e tecendo suas diversas características: a costa adjacente ao sul, uma monumental rocha errática glacial ao norte, enquanto é salpicado pelas cicutas e pinheiros da floresta.
Conceitualmente, a casa é concebida como um arranjo de espaços privados/semiprivados agrupados em blocos maciços. Esses blocos são dispostos a fim de enquadrar e manter o espaço aberto comum da sala familiar. Tal espaço é o nexo da casa e é organizado como parte do exterior - com vistas panorâmicas do lago. Ao se aproximar da entrada da casa, o volume envolve dinamicamente a errática glacial, emoldurando a sala da família e criando uma abertura com vista para o lago, convidando-o a entrar na casa.
Os espaços privados são íntimos e visualmente silenciosos, e usam janelas estrategicamente posicionadas para enquadrar as condições específicas do local. Por exemplo, o quarto principal está em balanço na copa das árvores acima do lago, proporcionando uma vista marcante. Um véu de árvores protege o quarto, mas a luz do sol penetra na folhagem das árvores, ativando o espaço com luz solar trêmula e sombras.
A casa é percorrida através de uma rede de circulação de plataformas elevadas, escadas, decks e uma ponte. À medida que se circula, uma experiência coreografada revela progressivamente características da paisagem e visões estratégicas. Múltiplos espaços exteriores aproveitam as variadas condições e vistas; um deck na cobertura com lareira ao ar livre e vista para o lago, um alpendre com vista para a paisagem, um deck infantil na cobertura com acesso por uma ponte suspensa de aço, além de outros espaços.
A paleta de materiais é contida e silenciosa. O revestimento exterior cinza neutro, concreto e aço misturam-se visualmente na paisagem sombreada de troncos de árvores cinza texturizados e rochas. Os materiais exteriores são transportados para o interior em transições críticas, confundindo os limites. A paleta neutra do interior destaca a coloração rica e dinâmica da vegetação, da água e do céu.
No geral, a edificação apresenta um gesto dinâmico em diálogo com a paisagem, tocando levemente o terreno e abraçando interiores íntimos onde a família pode se reunir e desfrutar da paisagem. Não foi instalado ar-condicionado, o volume usa códigos que excedem o isolamento, aquecimento de piso radiante e estratégias de resfriamento passivo, incluindo ventilação cruzada, sombreamento com árvores e o uso de ventiladores de teto. Além das estratégias de conservação da paisagem já apontadas, todo o paisagismo foi projetado sem irrigação automatizada.